domingo, 2 de outubro de 2011

A mão e a Luva - Tio Machado de Assis, rss



O livro trata da história de Guiomar, uma moça pobre que perde seus pais muito cedo e é criada por sua madrinha, uma baronesa da alta sociedade, recebe todo o cuidado e educação, e cresce com um propósito, se ascender socialmente.
              Meiga, inteligente, educada e cativante, conquista o amor de três homens, Estevão, Jorge e Luís Alves, que disputam a sua mão ao decorrer do livro.
              Estevão, o primeiro deles, era um rapaz sério, tímido, sentimental, inseguro, porém sincero. Amava a Guiomar com todas as suas forças. Os dois chegaram a ter um namoro curto, que sem motivos foi rompido por Guiomar. Estevão desiludido parte para a capital para estudar, e leva consigo o propósito de esquecer a amada. Depois de se formar, volta a cidade natal e reencontra Guiomar, percebe que nunca a esqueceu e com a ajuda de seu amigo Luís Alves, vizinho da moça, dá um jeito de se infiltrar na casa, com o pretesto de se tornar o advogado da baronesa, tentando sempre e sem respostas, conquistar o amor de Guiomar.
              Jorge, o segundo pretendente era sobrinho da baronesa, mau caráter, egoísta e orgulhoso por sua posição social. Possuía algumas características que o favoreciam, pois era o preferido da baronesa e também tinha o desejo de subir na vida. Com o apoio da tia, pediu a mão de Guiomar em casamento, que por um momento pensou em se entregar aos encantos do moço e aos conselhos de sua madrinha. Porém foi impedida pelo pedido inesperado do terceiro, Luís Alves.
              Luís Alves era amigo íntimo de Estevão, e sempre estava presente em todos os desabafos do amigo, porém isso não o impediu de investir em Guiomar. Seu interesse pela moça foi surgindo aos poucos, e com o passar do tempo, Luís Alves era um ambicioso candidato a deputado, frio, calculista e fechado não contava seus sentimentos e vontades a ninguém, só declarou seus sentimentos, quando teve a certeza que seria correspondido.
             Guiomar já havia decidido aceitar o pedido de Jorge , por influência de sua madrinha, porém foi surpreendida pelo pedido de Luís Alves, a baronesa, percebendo a aflição da afilhada, deu a ela a opção de escolha, Guiomar escolhe então se casar com Luís Alves.
Mesmo com as ameaças de suicídio de Estevão, os dois se casam, ambiciosos e felizes, o trecho final do livro justifica o seu título :
"Guiomar, que estava de pé defronte dele, com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido, e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão."

 
Obs :.

Machado de Assis é considerado o escritor mais importante do realismo. Porém a obra: “A mão e a luva”, traz fortíssimos traços do Romantismo, é um livro calmo e não é polêmico como “Dom casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. 
Eu particularmente não gostei, achei muito sem graça, mas como eu li por aí ( não lembro, senão colocava a fonte, rs) todos estamos sujeitos a erros, até o ilustre Machadinho, e vamos dar um desconto , que foi o primeiro romance que ele escreveu né?
           Foi escrito na época em que Machado de Assis, estava entrando para a alta sociedade, havia se casado a pouco tempo com D.Carolina, ( que a propósito,ele amava, e viveu felizes supostos 35 anos, dedicou uma poesia a ela após a sua morte), e estava se ascendendo profissionalmente e socialmente, relata bem, a visão que a sociedade tinha do dinheiro e do casamento. Mostra o interesse pelo dinheiro, a ganância e a ambição das pessoas em subir na vida, se casando por interesse e nem sempre por amor.
Machado de Assis marcou a transição do Romantismo para o Realismo, seu primeiro romance realista foi “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, onde finalmente pode destacar as suas características, seu perfil cheio de ironias e sarcasmos, mostra que todo escritor transborda a escola literária a que pertence. E ele com certeza sempre foi um Realista Nato !! 









Trabalho de Língua Portuguesa , prof : Fabiane Gasparine 
fonte : http:// releituras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário