domingo, 7 de outubro de 2012

A menina que roubava livros - Markus Zusak

Essa não é apenas mais uma narrativa sobre o nazismo, não desmerecendo obras grandiosas e emocionante como "A vida é Bela" de Roberto Benigni e " O menino do pijama listrado" de John Boyne, mas esse livro tem um diferencial, conta a história a partir de uma perspectiva diferente, a surpresa do livro está no narrador-personagem , A MORTE .

Uma história emocionante, triste, criativa e principalmente real, nos mostra a verdade sobre o nazismo, a humilhação sofrida pelos judeus e a tristeza sentida por alemães que tinham as mãos atadas contra toda a injustiça. Um livro muito bom, cheio de sinestesia, nos fazendo perceber as coisas de uma maneira diferente, através das profundas palavras,opiniões e ponto de vista da sua narradora fúnebre.

Conta a história de Liesel, uma  garotinha alemã e Max um ex-lutador judeu que se escondia dos nazistas no porão da casa da menina. Os dois se tornaram grandes amigos, até o dia ele teve que partir para se esconder em outro lugar com a intenção de proteger a família de Liesel. Ela se apaixona pela leitura e  aprende o poder das palavras, como era de uma família pobre,  qualquer oportunidade era ideal para adquirir um novo livro, a menina então começa a roubá-los, dando sentido ao título. A guerra começa e a vida de Liesel vira do avesso, fazendo até a própria morte sentir pena e se interessar pela sua triste história. Leiam , eu recomendo !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário