sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Redação do Enem

Essa foi a minha redação do Enem - 2010 , um pouco anti capitalista ,com todos os erros de concordância e com toda redundância ,rss 
Engraçado, como essas situações nos forçam a falar de tal forma, e a gerar uma opinião, buscando no subconsciente tudo que sabemos a respeito, faltou muito argumento,claro, mas acho que eles gostaram , afinal até que não tirei uma nota ruim, levando em consideraçâo que a avaliaçâo ia de 0 a 1000 , e que a média era de 500 .Eu tirei 1000 !!! Ebaa! rss Confiram aí  :


O futuro maquiando a escravidão

            Não vemos mais negros sendo trazidos da África para trabalharem por comida, sofrerem em senzalas e serem mortos por seus senhores em troncos.Mas isso não quer dizer que a escravidão foi totalmente banida do nosso meio. Somos induzidos a pensar que somos livres, mas até que ponto o trabalho nos fornece essa liberdade? 
          Todos sabemos que o trabalho influencia na dignidade e no caráter da humanidade. Mas o que dizer de ricos donos de propriedades que às escuras, continuam escravizando seu empregados, que se vêem obrigados a exercer qualquer tipo de trabalho, para simplesmente sobreviver. Sofrendo pressões psicológicas talvez muito maiores do que as físicas que nossos antigos escravos sofriam, porque sabem que são livres, mas que precisam se submeter a duras provas em trabalhos pesados para obter um pouco da chamada: Dignidade. Sabendo que se não se submeterem, simplesmente serão substituídos por outros, pela necessidade. 
          Muitos se vêem escravos de uma situaçâo por falta de oportunidades. O mesmo se aplica às empresas, à pessoas que são subjugadas a esse tipo de trabalho escravo. Os futuristas, sociólogos, psicólogos, dizem que o futuro abrirá portas de oportunidades e empregos, mas analisando os dois lados da moeda, vemos pessoas sendo substituídas por máquinas, para redução de tempo e custo. Se vendo obrigadas a se adaptarem às condições tecnológicas, se tornando também "escravos" de seus patrões, que os mantêm nas mãos, podendo submetê los a qualquer tipo de serviço e salário.
         Todos esses fatores nos mostram que a escravidão não acabou por completo. Apenas mudaram os meios pelos quais as pessoas se submetem a ela. Entrando em contradição com o futuro livre, falando de dignidade humana e escravidão, a escravidão não acabou , só mudou de forma. Se o trabalho favorece a dignidade, a necessidade favorece a escravidão .
                                                          
Roberta de Assis ( Redação do Enem - 2010 )                                 
Linhas : 28
Pontuação : 1000   
Tema:  O trabalho na construção da dignidade humana 


Até a próxima !

2 comentários:

  1. Massaaa (até que naum teve mtos erros)!É isso ae dona Roberta..é pra poucos!rs
    ahh aproveitando que eu to aki, o blog ficou manero,da hora,legalzão,bacana !Digno de orgulho meesmo !Depois vc me dá um autografo..rss

    ResponderExcluir
  2. Mto bom. Parabens... ( ja percebi q somos parecidas... ) Adoro escrever e filosofar tb..hehehe... E Ler ...hs

    ResponderExcluir